Técnicas de Acupuntura e Tratamentos Complementares
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é fundamentada nos quatro pilares que são Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia e Atividades Físicos/mentais como Tai Chi, Chi Kung, Meditação, etc. Surgiram nos primórdios da civilização chinesa há mais de 4.000 anos com uma visão holística, ou seja, considerando o ser humano como um todo.
Assim, ele é avaliado pela Espiritualidade, que é um aspecto mais sutil, pelo Psico/emocional, que é um aspecto comportamental, emocional, sentimental, psicológico e de convivência social, e pelo Funcional, que afere o funcionamento dos órgãos e vísceras, aparelhos e sistemas e as alterações orgânicas que são as doenças propriamente ditas na medicina ocidental.A MTC procura harmonizar todos os aspectos do homem antes de ele adoecer, é uma medicina preventiva do passado, do atual e do futuro.
A Acupuntura no Brasil é uma especialidade médica reconhecida pelos órgãos reguladores médicos.A terapia se baseia na circulação energética pelos Meridianos que são trajetos já mapeados pelos antigos chineses e que interligam os órgãos e vísceras e exteriorizam na superfície do corpo em pontos com finalidade terapêutica específica.
Técnicas de Acupuntura e Tratamentos Complementares
Os mais utilizados são:
- Sistêmico, ou seja, agulhamento em pontos que se localizam nos Meridianos em toda parte do corpo.
- Crâniopuntura, ou seja, os pontos são detectados no couro cabeludo.
- Auriculopuntura, ou seja, os pontos são encontrados nas orelhas e
- Acupunturas em outros microssistemas.
As terapias complementares tem sinergismo com Acupuntura e normalmente empregadas são:
- Ventosas fixas ou deslizantes, que são a aplicação de campânulas de sucção a vácuo na determinada área da superfície corporal, promovendo o desbloqueio da circulação de sangue e energia harmonizando o seu fluxo.
- Eletroacupuntura de 2 a 100 miliamperes de corrente elétrica alternada ligada as agulhas no intuito de aumentar a estimulação nos pontos selecionados, proporcionando maior eficácia da acupuntura.
- Moxabustão, que é um charuto ascendido feito de Carvão mineral ou de Artemísia Vulgaris, promovendo o aquecimentos nos pontos do Meridiano bloqueado ou nos órgãos e vísceras com doenças frias.
- Laserterapia, que é uma luz polarizada que incide nos pontos escolhidos, porém não alcança os pontos mais profundos.O diagnóstico, a combinação dos pontos selecionados, a técnica de inserção de agulha e sua manipulação (tonificar, sedar, harmonizar) é uma atribuição inerente do médico na dependência de sua experiência.
Tratamento e Indicações
Os espectros de tratamento com Acupuntura são mais amplos que se possa imaginar, não só para a manutenção de Equilíbrio Biopsíquico-social e espiritual,mas também para os distúrbios já manifestados como tratamento único ou terapias complementares junto a medicina ocidental.
Podemos listar algumas indicações mais prevalentes em nossa clínica com mais de 150.000 atendimentos.
Distúrbios Miofacial Esqueléticas
- Dores de Coluna em todo os seus segmentos.
- Dores de natureza inflamatória (Bursite, Tendinite, Artrite) ou traumáticas e Lesões de Esforços Repetitivas em todas as articulações do Ombro, do Cotovelo, do Punho, da Mão, do Quadril, do Joelho, do Tornozelo, do pé e em outras partes do organismo.
- Fibromialgia, Torcicolo, ATM .
Psíquicas/Psicológicas
- Estresse
- Ansiedade
- Depressão
- Síndrome do Pânico
- Insônia
- Trauma psicológico
- Distonia Neurovegetativas
Neurológicas
- Enxaqueca
- Cefaleia Tensional e Essencial
- Neuralgia em geral, do Trigêmeo e Herpética
- Odontalgia
- Sequelas de AVC
- Zumbidos
- Vertigens
- Paralisias Faciais
Cardiovasculares
- Palpitação
- Hipertensão Arterial
Respiratórias
- Bronquite
- Asma
- Rinite
- Sinusite
- Sintomas de Gripes
- Resfriados
- Faringite
- Amigdalite
Digestivas
- Gastrite
- Refluxo
- Azia
- Enjoos
- Soluço
- Constipação
- Diarreia
- Flatulência
- Colite
- Síndrome do Colon Irritável
Ginecológicas
- TPM
- Dismenorreia
- Distúrbios menstruais
- Corrimentos
- Deficiência de ovulação
- Sintomas menopausais
Urinárias
- Enurese de infante
- Incontinência funcional
- Sintomas Prostáticos
Dermatológico
- Psoríase
- Dermatite
- Eczemas
- Urticárias
- Pruridos
Endócrinas
- Redução de peso
- Disfunção do eixo Hipotálamo Hipófise Ovariano
- Controle do Diabete tipo II
Diversas
- Fatigas
- Queda de Rendimentos Físico/Mental/Sexual
- Imunogênese
- Vícios (Tabaco, Álcool, Químico)
- Mal estar por quimioterapia
- Dores pós cirurgias
- Entre outras…
Fitoterapia
As fórmulas magistrais chinesas são compostos de ervas medicinais, usando raízes, caules, cascas, folhas, flores, frutas e sementes que visam ao equilíbrio Energético.
Este é resultante da interação, do sinergismo, do antagonismo e da toxicidade de cada seus componentes, que são levados em consideração quantitativa e qualitativamente.
São largamente utilizados na China e pouco difundidos em nosso meio por dificuldade de sua aquisição ou formulação confiável.
Dietoterapia
Leva em consideração a necessidade Energética e não a necessidade calórica do paciente, orientando ingestão dos alimentos apropriados, restringindo ou até eliminando outros temporária ou permanentemente.
Além de qualidade, são recomendados horários, concentração, forma de mastigar e quantidade específicos a cada refeição.