/ / Psoríase da pele e dor nas articulações

Psoríase da pele e dor nas articulações

A psoríase é uma doença autoimune da pele que se apresenta com vários tipos lesões. A forma mais comum são placas avermelhadas e descamativas na superfícies dos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, além de unhas espessadas e esbranquiçadas. Até aí uma doença da pele, certo? E o que isso tem a ver com Reumatologia? Acontece que cerca de 10-30% de quem tem psoríase na pele vai desenvolver inflamação nas articulações.

Na maioria dos casos, a pele vem primeiro e depois de algum tempo aparece a dor em algumas articulações e nas ênteses (que são pontos onde o tendão do músculo se liga ao osso). As juntas podem ficar vermelhas e inchadas e, às vezes, um dedo todo fica com esses sinais, parecendo uma salsicha… o que chamamos de dactilite. Também pode acontecer de surgir dor nas costas, com mesmo jeito inflamatório da Espondilite Anquilosante.

Existem alguns fatores que aumentam a chance de desenvolver artrite pela psoríase como raça branca, história familiar de psoríase e acometimento extenso da pele. Por isso, devemos sempre ficar atentos em casos de dor articular em quem teve ou tem lesões de pele de psoríase.

Dra. Glaucia Ferreira Abrahão – Médica Reumatologista CRM 177672

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *