/ / O que é Artrite Reumatóide?
reumatologia

O que é Artrite Reumatóide?

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença autoimune, ou seja, uma desregulação do sistema imune, que gera inflamação crônica das articulações, podendo resultar em destruição articular e deformidades. É uma doença rara que atinge de 0,5 a 1% da população no mundo todo, geralmente começando a se manifestar entre os 35 a 55 anos de idade (mas não é uma obrigatoriedade!). As mulheres costumam ser atingidas 2 a 3 vezes mais que os homens.

O diagnóstico desta doença é feito pela associação de dados clínicos, laboratoriais e radiográficos. A clínica característica é a artrite (inflamação articular com: dor, inchaço, vermelhidão e limitação de movimento) de várias articulações, tendo predileção pelas mãos,
punhos, pés e tornozelos. Entre os exames laboratoriais, temos o Fator Reumatoide e o Anti-CCP, que não são obrigatórios e nem exclusivos da doença, mas falam muito a favor! Além das provas de atividade inflamatórias de fase aguda.

O tratamento engloba medicações, mudanças no estilo de vida (destaque para cessar o tabagismo!), fisioterapia para reabilitação e adaptações para atividades do dia-a-dia. Dentre as medicações temos um arsenal extenso, desde os antiinflamatórios comuns até as medicações biológicas, que serão indicados caso a caso.

Dra. Natália Carneiro dos Santos
CRM 17799

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *