Ácido úrico e Dor Articular

A Gota é uma das doenças articulares mais frequentes na população. Apesar disso, muitas pessoas que apresentam os sintomas não procuram atendimento médico especializado e permanecem vários anos sem tratamento adequado.

As dores nas juntas acontecem quando há depósito de ácido úrico na articulação associada a inflamação.

Aparecem em crises com inchaço e vermelhidão, geralmente nos pés, joelhos e tornozelos e passam rapidamente no início. Muito comum que o primeiro local acometido seja o primeiro dedo do pé. Com o tempo, tornam-se mais frequentes e mudam de articulação. Por serem passageiras no início, é frequente uso de medicação por conta própria ou idas ao Pronto Atendimento somente na crise, mas o uso inadequado das medicações e a falta de tratamento podem prejudicar os rins e aumentar o risco de problemas cardíacos.

Quando a artrite da Gota é acompanhada por um Reumatologista é realizado um tratamento focado em:

  • Controlar a crise de dor e inflamação com remédios adequados para cada caso.
  • Prevenir novas crises: Orientar sobre alimentos, bebidas e medicamentos que podem aumentar o ácido úrico do sangue e precipitar crise , além de iniciar tratamento específico para diminuir seus níveis no sangue.
  • Orientar sobre risco cardiovascular e outras doenças associadas à Gota.

É importante ressaltar que nem todo mundo com ácido úrico aumentado no sangue vai apresentar Gota. Por isso, a importância de passar por atendimento médico para orientação adequada.

Dra. Glaucia Ferreira Abrahão – Médica Reumatologista CRM 177672

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *